sexta-feira, 24 de agosto de 2012

Metodologia

Alguns espíritas acreditam que a Educação Infanto-Juvenil Espírita é só um passatempo para as crianças que frequentam a casa espírita! Mas, não é assim, não! Nosso objetivo também não é se responsabilizar pela educação formal, até porque isso os pequenos aprendem na escola!

Estamos formando os adultos que serão responsáveis por cuidar do nosso planetinha Terra. É necessário que tenhamos uma formação espiritual, que vai vai nos ajudar a vencer os desafios da vida e mudar esse mundo materialista que aí está, não é? No site do ICE, o escritor Francisco Cajazeiras (meu pai :D) fala um pouquinho sobre como trabalhamos na nossa Educação Espírita Infanto-Juvenil, olha só: 

"O trabalho educacional que realizamos se firma nos conhecimentos exarados pela Doutrina Espírita, tanto no que respeita à sua proposta de conteúdo programático, quanto à pedagogia adotada que vê o educando como Espírito reencarnado, e por isso, um ser espiritual em processo de evolução, com conhecimento próprio e potencialidades e com características pessoais e gerais: na condição de Espírito, apresenta uma individualidade específica, com características próprias de tendências e dificuldades inerentes ao seu estagiamento evolutivo; como ser metassocial, reveste-se de potenciais de pureza e perfeição, a serem desenvolvidos na forma de habilidades e competências, através das provas terrenas.
Assim sendo, a Pedagogia Espírita trata o educando com um ser com toda a potencialidades e plenas possibilidades de aprendizado, compreendendo-o, por outro lado, como uma personalidade inserida no contexto familiar e social, a partir de objetivos específicos de desenvolvimento anímico cíclico e ascendente. Não se trata, pois, de uma investida catequética de crianças e jovens, mas um projeto de que busca favorecer-lhe o auto-conhecimento e um melhor aproveitamento da experiência reencarnatória, em seus vieses intelectual e afetivo, em consonância com a recomendação do Espírito de Verdade: "Espíritas - Amai-vos e Instruí-vos."  (http://ice-ceara.org.br/educacao/index.html)

A maior parte das casas espíritas que trabalham com Educação Infantil utilizam a apostila da FEB (Federação Espírita Brasileira) como base. No ICE temos um cronograma próprio, desenvolvido ao longo ds anos de acordo cm as necessidades de conhecimento que enxergávamos em cada turma e cada criança. Nosso cronograma de temas é o seguinte: 

Unidade I – Criação Divina

1. O corpo e sua Importância
2. Meio Ambiente
3. Deus
4. Ligação do Homem com Deus
  • A prece
  • O Centro Espírita e a Educação Infanto-Juvenil

Unidade II – Jesus e sua Doutrina

1. Jesus, Modelo e Guia para a Humanidade
2. Amor ao Próximo
3. Parábolas de Jesus

Unidade III – A Família e as Relações Familiares

1. Organização e Tipos de Família
2. Relações Familiares
  a. Relações entre Pais e Filhos
  b. Relações entre os Irmãos
  c. Direitos e Deveres dos Membros da Família
    • Amor e Respeito
    • Colaboração
    • Liberdade
    • Obediência

Unidade IV – A Vida em Sociedade e suas Relações

1. Fraternidade
2. Amizade
3. Boas Maneiras
4. Respeito à Propriedade Alheia
5. Respeito à Crença Alheia

Unidade V – A Doutrina Espírita

1. Allan Kardec
2. Reencarnação
3. Comunicabilidade dos Espíritos
4. Pluralidade dos Mundos Habitados
5. Livre-arbítrio e Lei de Causa e Efeito
6. Lei do Progresso
7. A Caridade

Unidade VI – O Movimento Espírita
1. Os Espíritas e as Instituições Espíritas
2. O “Amai-vos e instruí-vos”

Nenhum comentário:

Postar um comentário